quinta-feira, 17 de abril de 2014

Trabalho e tédio


Buscar trabalho pelo salário- nisso quase todos os homens dos países civilizados são iguais; para eles o trabalho é um meio, não um fim em si; e por isso são pouco refinados na escolha do trabalho, desde que proporcione uma boa renda. Mas existem seres raros, que preferem morrer a trabalhar sem ter prazer no trabalho: são aqueles seletivos, difíceis de satisfazer, aos quais não serve uma boa renda, se o trabalho mesmo não for à maior de todas as rendas.
A esta rara espécie de homens pertencem os artistas e contemplativos de todo o gênero, mas também os ociosos que passam a vida a caçar em viagens, em atividades amorosas e aventuras. Todos estes querem o trabalho e a necessidade, enquanto estejam associados ao prazer, e até o mais duro e difícil trabalho, se tiver de ser. De outro modo, são de uma resoluta indolência, ainda que ela traga miséria, desonra, perigo, para a saúde e a vida.
Não é o tédio que eles tanto receiam, mas o trabalho sem prazer; necessitam mesmo de muito tédio para serem bem sucedidos no seu trabalho. Para o pensador e para todos os espíritos inventivos, o tédio é aquela desagradável “calmaria” da alma, que precede a viagem venturosa e os ventos joviais; ele tem de suportá-la; ele, tem de aguardar em si o seu efeito: - é justamente isso o que as naturezas menores não conseguem obter de si! Afastar o tédio a todo custo é vulgar: assim como é vulgar trabalhar sem prazer.
Nietzsche em A Gaia Ciência.


2 comentários:

  1. Texto genial! A ideia de trabalhar sem prazer me desespera.Acho que muita gente troca de empregos e funções tão frequententemente por não ter coragem de parar e se questionar o que lhe motiva. Parece mais fácil ir levando a ter essa reflexão. Eu fico com o difícil, pago os meus bocados, mas me satisfaço. É muito vulgar trabalhar sem prazer!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, quando li tive a certeza que merecia o compartilhamento, nesse tempos de um capitalismo selvagem é preciso muita convicção e coragem para viver sem trair as próprias aspirações, mas por enquanto a maioria de nós parece não se dar/ou não ter tempo para sonhar e buscar a realização dos seus sonhos, a preocupação ainda é por sobreviver... Todos os percalços que dai advém para o sujeito, o local onde trabalha e o serviço que presta geram outras reflexões que são tema para mais um post rsrssr.

    ResponderExcluir