quarta-feira, 2 de março de 2016

Bom Trabalho!!



Nesses tempos onde tudo é fast, o futuro parece tão inseguro, procuramos desesperadamente estabilidade financeira, criamos padrões, seguimos modelos e chegamos mesmo a inventar termos como “concurseiros”, ansiosos em passar para algum concurso público onde tenhamos os salários garantidos, sem levar em consideração se a função oferecida está em consonância com nossas aspirações.  

Nos esquecemos do bem estar pessoal, acreditando piamente  que podemos resumi-lo à aquisição de bens, com o passar do tempo, surge a insatisfação, stress e depressão viraram termos da moda, porém, não são mais que consequência “natural” dessa tentativa insana de nos reduzir a uma dimensão que atende unicamente a lógica capitalista, lógica essa que teima em guiar nossa cultura e nosso modo de existir no mundo. 

Triste fim que o homem valha pelo que possui e não pelo que é, nessa correria não há tempo para refletir, se autoconhecer e trilhar um caminho comprometido com a nossa felicidade, o mundo aparece com mil urgências e não cessa de inventar necessidades supérfluas e descartáveis. O que estamos fazendo conosco, entregando horas a fio de nossas vidas desempenhando funções sem significado íntimo? E o pior, muitas vezes sem o mínimo de compromisso e respeito necessário pelo salário recebido, o qual cumpre a função com a qual mais nos preocupamos; o sustento.  

Não se trata de utopia, nem vã reivindicação, de certo, o homem precisa trabalhar e existem demandas para a sua sobrevivência, o trabalho honesto e as conquistas que dele advém são salutares, entretanto, é bem melhor quando estão em consonância com nossas aspirações, nos possibilitando o desenvolvimento das potencialidades. Vida genuinamente próspera só é possível com bem estar e satisfação íntima, nos garantindo prazer no exercício da profissão (seja ela qual for).   

Não nos enredemos neste discurso competitivo, nessa corrida para o abismo solitário onde repousa nossas aspirações desbotadas, sempre que nos entregamos à falsa ideia de que ter um trabalho por si basta e satisfação é ter dinheiro no bolso, depositando a expectativa de tranquilidade e realização de sonhos em um futuro longínquo normalmente associado a aposentadoria  que pode não chegar, afinal não sabemos quando seremos convidados a voltar para casa, a nos retirar. 

Hora, a vida é curta, quando vemos já passou, não temos o direito de desperdiçá-la amargando os nossos dias e os de quem conosco convive ou precise dos nossos serviços. Dos garis, médicos, professores, motoristas e outros milhares de profissionais com que na vida cruzamos, sabemos muito bem fazer essa distinção, é diferente quando tem verdade, real comprometimento, respeito, amor e dedicação. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário