domingo, 16 de junho de 2013

Coragem


Antes de ser uma força para enfrentar desafios extraordinários, muitas vezes com gestos heroicos, coragem talvez seja a capacidade de se autoconhecer, olhar no espelho, reconhecer as próprias fraquezas e não esmorecer. Apesar das dificuldades, continuar a ter fé, acreditar, não desistir de si, da vida, buscar crescer e se superar.

Assim, coragem é saber que a única pessoa que podemos vencer é a nós mesmos e que se deve haver mudanças, realmente é por nós que elas precisam começar... Coragem é não ter vergonha de pedir perdão, dizer a verdade quando seria mais fácil mentir, expor a própria opinião respeitando as demais, coragem é sorrir, estudar, trabalhar no que gostamos, fazer aquilo que acreditamos.

Coragem é dizer não com a mesma naturalidade que se diz sim, é silenciar diante de uma ofensa, aceitar o outro como ele é, por estar reconciliado com a própria humanidade, sem fazer disso prerrogativa para não buscar melhorar. É saber o valor da palavra e aprender a ouvir, silenciando o íntimo para emprestar real atenção quando alguém começar a falar.

Coragem é não desistir dos verdadeiros amigos mesmo quando nos desapontam e saber que algum dia somos nós que os podemos desapontar, somos todos humanos, passíveis de acertar e errar. Coragem é ter bens materiais sem apego, é não precisar de muitas quinquilharias para viver, abdicar de um beneficio pessoal quando ele pode ser revestido para a coletividade, renunciando a predileção por si, ser simples trajando seda ou algodão, viver desfazendo as ilusões para manter os pés no chão.


Coragem é acreditar nas dúvidas e duvidar das certezas, se encantar com o singelo da natureza, sair sem roteiro, mas com uma íntima direção, passear por bem estar, por pura satisfação, ser fiel ao que dita o coração. Coragem é estar presente no presente, ser boa companhia para si e assim poder ir ao encontro do outro sem defensivas, se reconhecer como um eterno aprendiz, ficar do lado da própria alma, regar o jardim da vida, gostar de viver, buscar ser feliz!


2 comentários:

  1. A coragem é e sempre será a peça fundamental para a vida. Sem coragem nenhum de nós teríamos chegando tão longe....vivos ainda, firmes e fortes. É irmã, realmente viver exige coragem. Vamos seguindo...

    ResponderExcluir
  2. Ótimas palavras Bárbara, adorei! Ter coragem é realmente se desprender de muita coisa, não é fácil, mas como um eterno aprendiz a gente deve seguir tentando. Saudades de você, rs. Abraço.
    Simone.

    ResponderExcluir